domingo, 25 de outubro de 2009

Cultura

Posted on 07:10 by ElviS

Gostaria de recomeçar com um tema que tive lá na faculdade, entretanto as idéias aqui postadas são minhas.
O que é cultura e ate quando é valido interferirmos na cultura dos outros?
Algumas culturas indígenas utilizavam-se da pratica de sacrifícios humanos, e muitas vezes estas eram crianças. Seria correto impedir este fato?
Este assunto é complexo por que se vermos do nosso ponto de vista este ato é inaceitável, porem essa é a nossa cultura falando, nossa forma de pensar e não a deles. O que te faz pensar que isso é errado é a pressão ideológica cultural. Se pergunte o seguinte: se eu fosse alguém daquela cultura eu não seria a favor?
Dizer que eles estão errados é dizer que a nossa cultura esta certa, ou seja, que ela é melhor que a deles ou que no mínimo sabemos o que cada um merece. Contudo, pensem no seguinte exemplo que um de meus colegas expôs: uma mãe grávida que fuma mata lentamente o seu filho e mesmo que não mate propicia que o mesmo nasça com doenças graves (e mesmo todos sabendo disso não há uma lei contra). E qual a diferença entre esta e o índio? Visto que o índio faz no sentimento de que o que ele faz é certo, já a mãe sabe que esta errada.
Será que estamos tão certos assim? Não estou dizendo que eles estão certos ou que nos estamos, apenas penso que as diversidades na cultura levam a diferentes interpretações do sentido certo e errado.
Fiquei sabendo por um de meus professores que certa vez uma equipe da Globo foi filmar em uma tribo indígena, porem um dos repórteres esta gripado, e adivinhem o que aconteceu? Sim, os índios se griparam. Para nos isso seria um coisa qualquer, nada que um suco de laranja não resolvesse. Mas não se esqueçam que eles não estão acostumados com esse vírus tão insignificante pra nos, e por conseqüência disso boa parte das pessoas dessa tribo morreram. Ou seja, por nossas curiosidades desrespeitosas hoje em dia esta tribo não existe mais, por que os que não morreram gripados, hoje em dia usam uma calça jeans, uma camisa, e têm um currículo de emprego de baixo do braço...
Comentem sobre, gostaria de ouvir suas opiniões sobre um assunto tão complexo: Ate onde pode ir nosso “nariz” na cultura alheia?

3 Response to "Cultura"

.
gravatar
Lu·٠•● Says....

eu acho que se deve respeitar a cultura de cada povo, cada pessoa, é dificil mas temos que saber lidar com as diferenças e até aprender.

.
gravatar
Hasso Says....

Porra... tinha feito um comentário bala, mas deu erro.

Vou resumir: coisas certas e erradas dependem do ponto de vista da pessoa, da educação que recebeu e etc.

Um exemplo simples seria o Biquine, que no Brasil e outros países é comum vermos mulheres utilizando-os. Enquanto para outras culturas isso é tratado como um pecado.

flw

.
gravatar
Régis Dutra Says....

É eterna esta busca pela verdade. Em cada angulo que se olha ve uma verdade. Muitas culturas, muitas visões, e o que se sabe é que: não sabemos nada. Tudo na vida depende do angulo em que se olha.

ótima postagem. To esperando a proxima. Abração

Leave A Reply